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Mostrando postagens de maio, 2009

Campanha contra censura na web 3.

Visite e conheça mais sobre o trabalho da www.igfm.de (cliente da Ogilvy e ONG defensaora dos Direitos Humanos).

Campanha contra censura na web 2.

Campanha contra censura na web.

Criada pela Ogilvy, uma campanha contra a censura na Internet "pega no pé" de alguns dirigentes autoritários que não gostam que a informação e as redes sociais conectem pessoas e idéias pelo mundo web. Imperdíveis.

Relações institucionais. É lobby ou não é?

Várias empresas estão organizando ou reestruturando gerências e coordenações para atuar nas chamadas "relações institucionais". Uma grande empresa de cigarros, que visitei há alguns anos, possuia uma Diretoria de Inteligência Corporativa que incluia toda a comunicação corporativa. Outra empresa, de cosméticos, possui uma Diretoria de Assuntos Corporativos e sua concorrente está montando um Gerência de Relações Institucionais ligada diretamente ao presidente da companhia. Para quê? Entendo que a representação oficial da empresa possa estar à cargo de uma equipe, mas neste novo mundo de redes relacionais crescente onde zilhões de "acionistas sociais" ( stakeholders ) estão se comunicando on line , o papel de cada empregado direto ou terceirizado dentro das empresas é o de um embaixador da marca, da bandeira daquela organização e, portanto, de um relações públicas. Quer queira ou não. Por isso, é claro que deva existir uma área responsável para estabelecer diretrizes,

Aparências.

As aparências enganam, mas fazem parte da comunicação. Em artigo recente, o senador Cristóvão Buarque apontou que o Brasil é um país de aparências, por isso destaco uma parte do texto para incentivar a análise: "Há alguns anos, em um sinal de trânsito, às duas da tarde, em Manaus, o motorista mostrou-me o fusquinha ao lado e disse: “Ele fecha os vidros para dar a aparência que seu carro tem ar-condicionado.” Na hora, percebi que aquele era um retrato do Brasil. Não importava sentir calor, mas sim aparentar ter ar-condicionado." Mais do que se ter razão é a aparência uma força que nos cria uma ilusão: quando queremos acreditar em algo, pior. Somos levados pela apárência. Os bons comunicadores sabem disso e dominam a arte de iludir. Algumas empresas públicas e privadas também embarcam nessa técnica e quando suas ações socioambientais são apenas jogadas de marketing e a opinião pública descobre a verdade por trás das aparências, elas são classificadas como " green wash &quo