Pular para o conteúdo principal

2010.

2010 deve chegar com mais liberdade de expressão. Este é o meu desejo.

Mais liberdade para os oposicionistas do atual governo do Irã, representado pelo Sr. Mahmoud Ahmadinejad, e também para as oposições políticas ao Coronel Hugo Chávez, na Venezuela - cada vez mais cerceada em seu direito à liberdade de opinião.

E que os atuais Presidentes do Equador, Rafael Corrêa; da Bolívia, Evo Morales e o casal Kirchner na Argentina, também respeitem a imprensa livre e as opiniões contrárias às suas.Democracia é isso: conviver com os contrários - o que não é moleza.

Para as empresas públicas, desejo maior respeito ao cidadão - contribuinte, quem paga grande parte da conta das trapalhadas de políticos e dos acertos partidários na administração destas organizações. Que o mérito, a competência e a qualidade sejam a dinâmica evolutiva nestas empresas e não mais a influência política e o "toma lá dá cá" tão comum aos nossos governantes, sejam de esquerda ou de direita (o que no final de contas não passa de rótulo para ataques mútuos em tempos de eleições).

Aliás, que as eleições de 2010 no Brasil não se tornem uma espécie de plebiscito, dividindo o povo brasileiro em prós e contras, entre "eles" e "nós". Que as eleições sejam - mais uma vez, uma salutar troca de modelos administrativos, estilos de governo, idéias e discursos. Lembrando que nada deve ser mais importante do que pensar nas gerações futuras, os que vão herdar os frutos de nossos acertos e também os resultados de nossos tropeços.

Até 2010!Com liberdade, sempre.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Arte x Opressão.

O artista é um iluminado que canaliza sentimentos e intuições oprimidas pelo cotidiano, de forma a nos deslocar do lugar comum e do automatismo de nossas rotinas (ou retinas). Através das expressões artísticas, o cidadão vítima da burocracia do Estado, das circunstâncias sociais e da soberba dos poderosos pode se (re) conhecer como um ser-humano único e original. Pode enxergar a realidade através de outras lentes e assim questionar toda sorte de injustiças e mazelas que aparentemente são naturais, mas que na verdade são resultados de processos históricos, políticos e econômicos - que na maioria das vezes muitos de nós sequer compreendemos. Na China, economicamente pujante dos dias de hoje, admirada como "cliente", que hipnotiza empresas e governos do mundo ávidos para participar do seu crescimento sem se importar se o partido único que controla os chineses, carrega na esteira das benesses do consumo e da industrialização acelerada, questões como o totalitarismo pol...

Relações Governamentais.

  As empresas precisarão cada vez mais de comunicadores preparados para navegar nas ondas e tempestades das relações governamentais. A influência dos e de poderes como o Judiciário na sociedade brasileira e consequentemente no livre mercado crescerão cada vez mais.  Entender como funcionam , como negociar e também influenciar as decisões de agentes do Estado é um enorme desafio. E claro, defender seus legítimos interesses de forma legítima será, no meu entender, fundamental para a longevidade do negócio.

República sem censura.

Dia 15 de novembro, data da Proclamação da República, feriado nacional (você já colocou sua bandeira verde-amarela na janela como bom patriota?Rs). E por "república" entendo "coisa pública", como bem me lembro dos meus tempos de escola. E a tal coisa pública, para mim, possui bases cidadãs primordiais. Entre elas, a liberdade de expressão e de opinião, pois pensamento único e tutela, cabresto ou blá-blá-blá oficial com cartilha do que se pode ou não dizer nunca representaram o livre falar dos contribuintes, dos eleitores, da cidadania. Só representaram os interesses dos que se dizem republicanos, mas trabalham para aumentar suas influências ou mesmo perpetuarem-se no poder. E quem está no poder nunca gostou de críticas, tendo sempre uma tendência à censurar ou mesmo calara opositores.Portanto, natural que para essas cabeças dinossáuricas a World Wide Web (WWW), nossa (de todos) Internet, seja uma grande ameaça. A Internet portanto, ao dar liberdade de expressão, con...