Pular para o conteúdo principal

"Neymar, Zuniga e a Copa das Copas"

Ontem, depois do bestial ataque do colombiano Zuniga contra o nosso menino de ouro Neymar Jr, atingido pela costas com uma joelhada covarde e tosca, tive a confirmação de que esse torneio de futebol saiu muito caro para o Brasil. Em definitivo, se levarmos a taça ou não, este circo da bola foi uma nota preta e lamentável apesar de alguns grandes clássicos jogos de futebol. Infelizmente, temos a nossa primeira baixa em campo, além de tantos operários mortos durante a construção dos estádios, digo, "arenas". Estamos sem a alegria e a entrega sincera do nosso astro de 22 anos, estrela principal do escrete canarinho, apesar de todos os outros ídolos em campo. 

Neymar, assim como Ronaldo Fenômeno, Zico, Dinamite, Pelé e Garrincha já foram um dia, era o nome do talento individual e genial representante de uma nova geração e dos sonhos dessa nossa eterna "pátria de chuteiras". Hoje, nosso camisa 10 já sabe que o evento não se resume a só jogar bola num estádio bacana, com grama importada. Na cama do hospital, dolorosamente, descobriu que numa arena, na qual o nacionalismo beira o fanatismo com suas bandeiras, gritos em uníssono e hino emocionados cantados contra os inimigos, o futebol é só desculpa para vender cerveja e a busca do gol é a justificativa para chutes, caneladas e até mordidas. Com muito antiinflamatório logo depois. Some-se a isso a presença de seleções de quinta categoria, endeusadas pela ilusão da boa propaganda, como a da Colômbia - cuja estrela maior James Rodrigues também foi perseguido com um saco de pancadas - e pronto! O futebol é a munição para soldados uniformizados de atletas se chutarem uns aos outros, sob aplausos e gritos emocionados da multidão. 

Os espaços educam e as arenas vazias do final da festa vão falar alto, incomodando a consciência e doendo no bolso. O que não é dito também: jogador que agride, pelas costas ou frente a frente, não pode ter clemência pois seu anti jogo não é futebol, é briga. Um sujeito como Zuniga não é craque, é marginal e eu nem quero saber a bandeira que ele diz defender. Nada justifica a estupidez do ataque. Essa Copa das Copas ainda não tinha nem começado, mas a gente já desconfiava que era caso de polícia. Agora temos certeza, pois tem muito bandido em campo e nos bastidores dos jogos. Vamos fazer figa e rezar pela saúde do menino Neymar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Charge do dia #Russia #Ucrânia

 

Meios de comunicação na Venezuela e as eleições.

Acompanhando as eleições do próximo dia 23 de novembro, na Venezuela, que vão indicar novos governadores e prefeitos naquele país, li no El-Carabobeno que numa reunião geral, representantes de diversos meios de comunicação vão acatar a decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), espécie de TRE venezuelano, sobre a divulgação dos resultados. Ou seja, a imprensa não vai poder emitir informações ou divulgar projeções antes dos boletins oficiais do CNE que darão os resultados das escolhas dos 17 milhões de eleitores venezuelanos. A reunião pareceu marcar um ponto de equilíbrio entre diferentes interesses comerciais, políticos e informacionais que sempre estão presentes nas eleições de qualquer país. Muito diferente do tom ameaçador, censor e autoritário com que o Coronel Hugo Chávez, atual mandatário venezuelano, fez ao longo da semana contra a imprensa. Um tom intimidatório que foi condenado pela Associação Internacional de Radiodifusão (leia nota oficial, disponível no site da Globovis

Entre a ORDEM e a DESORDEM.

Para vivermos em sociedade devemos seguir um mínimo de ordem e de regras.  Abrimos mãos de parte das nossas liberdades em prol das liberdades alheias em um permanente convívio de equilíbrios e negociações diárias. Seja na microfísica do poder de nossas relações sociais, quanto na esfera nacional enquanto país, povo, nação. A sensação da ordem é um sintoma de nossas rotinas cujos benefícios  são gigantescos, mas que nos recalcam e nos fazem sofrer uma vez que  precisamos, sob o império da Lei, seguir e atender a tal ordem legislativa e dessa forma controlar nossos impulsos  - desde os mais bestiais até o aparentemente mais inofensivo. Contradição cruel, dolorosa, mas necessária. Pelo outro lado, ao não seguirmos qualquer ordem geramos sentimentos incontroláveis e conflitantes muito mais severos para nossa saúde e nossa psiquê. Em grupos, por resposta ao caos diário e a insegurança cotidiana, onde o homem lobo do homem solta as amarras de seus impulsos, esse sentimento de impotênc