Pular para o conteúdo principal

A Sony e o ditador norte coreano.

As crises de imagem e reputação surgem muitas vezes a partir de crises do próprio negócio. Cada tipo de mercado tem questões ambientais, sociais, de inovação ou mesmo políticas que pesam mais ou menos na balança de análise de riscos do que as outras. O funcionamento do negócio portanto depende muito da taxa de risco que se deseja correr. é assim que funciona a livre iniciativa.

Num país livre e democrático, por exemplo, uma grande marca que trabalha no segmento do entretenimento precisa estar atenta atualmente à tendência de censura, de ideologias ultrapassadas que num discurso do politicamente correto boicotam e cerceiam a iniciativa criativa de empresas, marcas e empreendedores. Uma rápida olhada nas redes sociais traz esse termômetro e consegue calibrar melhor as decisões empresariais (ao menos deveria). 

É o caso da SONY e seu filme "A Entrevista". Em algum momento, as pesquisas de marketing apontaram para a possibilidade de filmar um roteiro que embalaria a caricatura do ditador fascista Kim qualquer coisa... Pronto, eis aí uma bela crise internacional envolvendo não só o ridículo tirano como também o próprio Presidente dos EUA, a mídia global, os patrocinadores do filme e uma enorme gente disposta a dar voz à polêmica de acordo com sua visão do mundo, eu aqui, inclusive. 


A crise consegue tornar-se muito mais séria quando o surrealismo das telas mostra-se muito próximo da realidade. As ditaduras costumam fazer coisas que ninguém poderia sequer imaginar os crimes e as maluquices por parte dos "comandantes supremos" deste ou daquele povo escravizado seriam apenas anedotas de humor duvidoso se alguns desses assassinos não estivessem sentados sobre ogivas nucleares.

A SONY enveredou por esse caminho e entre os riscos analisados não podia imaginar que hackers simpatizantes do regime norte-coreano, ao que tudo indica, ameaçariam o funcionamento da própria empresa. Num mundo complexo e caótico com ditadores sentados sobre mísseis nucleares a vida de grandes e admiráveis marcas como a SONY não estão fáceis.


De qualquer forma, essa confusão toda deverá render bons lucros para a SONY. Merecidos, com certeza. A sátira política costuma incomodar os poderosos, assim como a imprensa livre. No caso do "A Entrevista" os comentários em geral apontam para um exagero completo do líder comunista norte-coreanos cujos dias estão cada vez mais contados mas que declararam que o filme era um atentado terrorista. 


Assim como Cuba, a Coréia do Norte é um museu de horrores cujas masmorras serão mostradas em toda a sua crueldade quando o atual regime virar poeira. Esperamos que seja em breve e não torture ainda mais o pobre povo, que sempre paga a conta das bobagens e da brutalidade das classes dirigentes.

Que nome é esse? Sony? Clique e saiba mais.

Comentários

Apenas complementando: a SONY foi fundada em 1946 e é uma empresa japonesa. O Japão é hoje uma democracia e um país livre. A Coréia do Norte está sob comando da terceira geração de ditadores. Pouco sabemos sobre esse regime, considerado um dos mais violentos e fechados do planeta. A Coréia do Sul, pelo contrário, é hoje uma potência econômica com um povo com acesso a uma Educação de primeira grandeza e grandes marcas globais como Hyundai e Samsung.
No final de tanta polêmica vimos que tudo era uma grande comédia. A realidade da Coréia do Norte com seu tirano bufão e o próprio filme com seu roteiro sofrível.

Postagens mais visitadas deste blog

Charge do dia #Russia #Ucrânia

 

Meios de comunicação na Venezuela e as eleições.

Acompanhando as eleições do próximo dia 23 de novembro, na Venezuela, que vão indicar novos governadores e prefeitos naquele país, li no El-Carabobeno que numa reunião geral, representantes de diversos meios de comunicação vão acatar a decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), espécie de TRE venezuelano, sobre a divulgação dos resultados. Ou seja, a imprensa não vai poder emitir informações ou divulgar projeções antes dos boletins oficiais do CNE que darão os resultados das escolhas dos 17 milhões de eleitores venezuelanos. A reunião pareceu marcar um ponto de equilíbrio entre diferentes interesses comerciais, políticos e informacionais que sempre estão presentes nas eleições de qualquer país. Muito diferente do tom ameaçador, censor e autoritário com que o Coronel Hugo Chávez, atual mandatário venezuelano, fez ao longo da semana contra a imprensa. Um tom intimidatório que foi condenado pela Associação Internacional de Radiodifusão (leia nota oficial, disponível no site da Globovis

Entre a ORDEM e a DESORDEM.

Para vivermos em sociedade devemos seguir um mínimo de ordem e de regras.  Abrimos mãos de parte das nossas liberdades em prol das liberdades alheias em um permanente convívio de equilíbrios e negociações diárias. Seja na microfísica do poder de nossas relações sociais, quanto na esfera nacional enquanto país, povo, nação. A sensação da ordem é um sintoma de nossas rotinas cujos benefícios  são gigantescos, mas que nos recalcam e nos fazem sofrer uma vez que  precisamos, sob o império da Lei, seguir e atender a tal ordem legislativa e dessa forma controlar nossos impulsos  - desde os mais bestiais até o aparentemente mais inofensivo. Contradição cruel, dolorosa, mas necessária. Pelo outro lado, ao não seguirmos qualquer ordem geramos sentimentos incontroláveis e conflitantes muito mais severos para nossa saúde e nossa psiquê. Em grupos, por resposta ao caos diário e a insegurança cotidiana, onde o homem lobo do homem solta as amarras de seus impulsos, esse sentimento de impotênc