Há quem diga que a velha propaganda morreu e que anúncios publicitários em jornais impressos não fazem mais efeito ou não causam mais o impacto desejado com há anos. Mas, eu acredito que dentro de uma estratégia global, utilizar vários movimentos para marcar território na mente de diferentes públicos vale anunciar em páginas duplas inteiras em veículos tradicionais e que ainda possuem milhares de leitores todos os dias. Bom, não sou só eu quem fala isso. A mega agência de propaganda oficial chinesa Xinhua está fazendo exatamente isso.
Parece que, não por acaso, neste momento que a imprensa tradicional conhecida com seus jornalões impressos - e que eu adoro ler nos domingos -, precisa manter suas rotativas funcionando e seu fluxo de caixa positivo, um grande anunciante é sempre bem-vindo. Ou seja, quero dizer que no mix de comunicação, publicidade paga em forma de anúncios é sim uma alavanca de construção de imagem e também de influência sobre jornalistas (via área comercial) bem como a linha editorial do jornal em questão. Não quero dizer que isso é uma sentença. Existem muitos jornais e muitos profissionais tentando sempre manter sua independência na hora de escrever matérias e dar uma versão sobre os fatos mais imparcial, digamos assim. Mas, com o caixa baixo e toda sorte de dificuldades financeiras devido a redução de publicações e do volume de mídia de anunciantes como tínhamos no passado, isso é cada vez mais difícil. Estou certo?
Fica evidente que um grande, na verdade um mega anunciante terá sempre um certa preferência, uma maior atenção e melhor escuta quando surgir uma notícia negativa que poderá ser publicada com maior ou menor destaque na edição. Isso faz parte do jogo da comunicação na política, nos negócios e também no mundo dos relacionamentos. Reforço aqui que esta análise não é uma sentença, um certeza absoluta mas apenas uma análise que faço e compartilho com você meu leitor e minha leitora. Tire suas conclusões, você mesmo.
A agência chinesa de notícias Xinhua, controlada pelo Partido Comunista da China, tem feito essa estratégia acontecer ao redor do mundo de forma digamos, aberta e escancarada. Querem realmente construir uma visão e uma "redação" favorável a imagem da China e seu atual líder absoluto, Xi Jinping.
O soft power chinês entrou em Hollywood, possuis suas redes sociais e de entretenimento, opera alinhado com as grandes companhias chinesas ao redor do mundo - que também são grandes anunciantes e vão desta forma propagandeando seu estilo de vida, trabalho, seus valores e modelo socialista ao redor do mundo.
E caso o soft power não funcione, a China também está reforçando seu orçamento militar e suas forças armadas para garantir que seus interesses no mundo sejam concretizados. Agora, sob direção de Xi Jinping um líder que deseja ser cultuado assim como o velho "timoneiro" revolucionário Mao Tse Tung, ditador que ficou no poder por mais de quarenta anos.
Veja aqui outras fontes para pesquisa sobre o tema:
Grupo BAND fecha parceria com China Media Group
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"Who was the biggest mass murderer in the history of the world? Most people probably assume that the answer is Adolf Hitler, architect of the Holocaust. Others might guess Soviet dictator Joseph Stalin, who may indeed have managed to kill even more innocent people than Hitler did, many of them as part of a terror famine that likely took more lives than the Holocaust. But both Hitler and Stalin were outdone by Mao Zedong. From 1958 to 1962, his Great Leap Forward policy led to the deaths of up to 45 million people – easily making it the biggest episode of mass murder ever recorded".
(The Washington post - August 3, 2016)