Pular para o conteúdo principal

Aparências.

As aparências enganam, mas fazem parte da comunicação. Em artigo recente, o senador Cristóvão Buarque apontou que o Brasil é um país de aparências, por isso destaco uma parte do texto para incentivar a análise:"Há alguns anos, em um sinal de trânsito, às duas da tarde, em Manaus, o motorista mostrou-me o fusquinha ao lado e disse: “Ele fecha os vidros para dar a aparência que seu carro tem ar-condicionado.” Na hora, percebi que aquele era um retrato do Brasil. Não importava sentir calor, mas sim aparentar ter ar-condicionado."

Mais do que se ter razão é a aparência uma força que nos cria uma ilusão: quando queremos acreditar em algo, pior. Somos levados pela apárência. Os bons comunicadores sabem disso e dominam a arte de iludir. Algumas empresas públicas e privadas também embarcam nessa técnica e quando suas ações socioambientais são apenas jogadas de marketing e a opinião pública descobre a verdade por trás das aparências, elas são classificadas como "green wash" (maquiagem verde).

É por isso que considero a transparência como alavnaca fundamental para a reputação. Ser transparente, é ir além das aparências. Para o consumidor significa descobrir o conteúdo além da embalagem. Para o eleitor é ir além da propaganda. Para o empregado é ir além dos valores descritos no quadro pendurado nas salas de reunião.

E para você?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na campanha política.

Trazendo aqui trecho bastante interessante sobre a participação de mulheres na campanha de Jair Bolsonaro.  O trecho é da Gazeta do Povo Confira. Perfis complementares de Michelle e Damares animam QG de Bolsonaro A primeira-dama e a ex-ministra carregam consigo perfis complementares ao de Bolsonaro. Sob o ponto de vista do marketing político e eleitoral, coordenadores da campanha entendem que as duas conferem um apelo significativo na busca de votos para o presidente. Michelle tem um perfil que se contrapõe ao de Bolsonaro, mas, de certa forma, ainda é complementar, analisam marqueteiros da campanha. Enquanto coordenadores eleitorais avaliam que o presidente carrega habitualmente um tom "bélico" e "duro" em suas falas, a primeira-dama traz à campanha um toque de "doçura", principalmente pela associação a seu trabalho voluntário com crianças com deficiência. "Todo presidente 'macho' tem mulher doce, delicada, e isso agrada muitos brasileiros, s...

Relações Governamentais.

  As empresas precisarão cada vez mais de comunicadores preparados para navegar nas ondas e tempestades das relações governamentais. A influência dos e de poderes como o Judiciário na sociedade brasileira e consequentemente no livre mercado crescerão cada vez mais.  Entender como funcionam , como negociar e também influenciar as decisões de agentes do Estado é um enorme desafio. E claro, defender seus legítimos interesses de forma legítima será, no meu entender, fundamental para a longevidade do negócio.

World leaders laugh at Donald Trump as he brags about his achievements #ENERGY