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Aparências.

As aparências enganam, mas fazem parte da comunicação. Em artigo recente, o senador Cristóvão Buarque apontou que o Brasil é um país de aparências, por isso destaco uma parte do texto para incentivar a análise:"Há alguns anos, em um sinal de trânsito, às duas da tarde, em Manaus, o motorista mostrou-me o fusquinha ao lado e disse: “Ele fecha os vidros para dar a aparência que seu carro tem ar-condicionado.” Na hora, percebi que aquele era um retrato do Brasil. Não importava sentir calor, mas sim aparentar ter ar-condicionado."

Mais do que se ter razão é a aparência uma força que nos cria uma ilusão: quando queremos acreditar em algo, pior. Somos levados pela apárência. Os bons comunicadores sabem disso e dominam a arte de iludir. Algumas empresas públicas e privadas também embarcam nessa técnica e quando suas ações socioambientais são apenas jogadas de marketing e a opinião pública descobre a verdade por trás das aparências, elas são classificadas como "green wash" (maquiagem verde).

É por isso que considero a transparência como alavnaca fundamental para a reputação. Ser transparente, é ir além das aparências. Para o consumidor significa descobrir o conteúdo além da embalagem. Para o eleitor é ir além da propaganda. Para o empregado é ir além dos valores descritos no quadro pendurado nas salas de reunião.

E para você?

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