Pular para o conteúdo principal

Golpe de Estado, circo e apatia.

No Brasil temos Carnaval, temos brahmeiros, temos cervejão. Temos Ronaldinho Gaúcho sem freio e temos BBB com milhões de votos para eliminar ilustres desconhecidos. Aqui temos também tapinha nas costas, jeitinho, Presidente fazendo omelete na televisão. Maravilha, este nosso paraíso.

Na Líbia, na Tunísia, no Egito e no Iêmen não temos nada disso. Mas, como uma "tempestade no deserto" temos povo na rua. Protesto, manifestação, ação. Nunca foi tão fácil derubar a tirania, não é mesmo? Parece coisa de Brecht: "Se dois bois conversassem, não iriam tão fácil para o matadouro".

Hoje, lemos nos jornais que nossas Excelências políticas como Paulo Maluf e Newton Cardoso, além de Eduardo Azeredo e Valdemar Costa Neto vão capitanear a "reforma política" através de uma comissão da nova lei eleitoral. Para mim isso tem um nome: Golpe de Estado. Sei que estes Ilustríssimos Senhores foram votados (assim como o palhaço Tiririca) mas convenhamos, colocaram as raposas para tomar conta do galinheiro. Mas quem "colocaram"? Nós mesmos, cidadãos adormecidos, apáticos, tolos. Já tínhamos o imortal Sarney controlando o Senado e agora teremos ex-mensaleiros e gente acusada de desvio de verbas e enriquecimento ilícito, entre outros crimes. Muitos dirão que os inquéritos ainda não foram concluídos, nem sentenças estabelecidas. Eu mesmo estou escolhendo bem as palavras para não levar um processo. Afinal, esses homens estão no Poder! E é assim que o país do jeitinho funciona, enrolando o cidadão comum, como serpentina carnavalesca a enroscar o pescoço do folião desavisado.

O circo (dos horrores) tomou o poder no Brasil. A apatia esta no ar, mas os blocos estão saindo para as ruas. É Carnaval. Deveria ser Revolução, mas é apenas samba, suor e ouriço. O barco esta correndo frouxo, na casa da mãe Joana e quem se importa? O Pré-Sal vai resolver a vida de todo mundo, assim como a Copa e as Olimpíadas. Com estádios superfaturados, espetáculo pirotécnico, distribuição de medalhas e coberta festiva. E claro, fotos de políticos sorridentes com crianças de algum projeto social.

Aqui, no laboratório antropológico do Brasil, estamos na panela, sendo cozinhados como sapos. A temperatura aumenta, mas ninguém (quer) perceber. Se tiver cerveja e mulher pelada, tudo bem. Tudo bom.

Queria que este Carnaval fosse "das Arábias". Bem diferente: com um desfile de patifes fugindo do país, mas com suas contas bancárias congeladas. Quem sabe um dia?

Leiam mais em O Globo - 02.03.2011:
http://oglobo.globo.com/pais/mat/2011/03/01/reus-deputados-investigados-sao-escalados-para-comissao-de-reforma-politica-na-camara-923909602.asp

O Dia - 02.03.2011:
http://odia.terra.com.br/portal/home/fixos/pdf/11/03/02032011.pdf

Estado de São Paulo - 25.02.2011:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,educadores-lamentam-escolha-de-tiririca-para-comissao-na-camara-,684701,0.htm

Folha - 02.03.2011:
http://www1.folha.uol.com.br/poder/883170-comissao-da-reforma-politica-na-camara-reune-maluf-e-mensaleiro.shtml

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Charge do dia #Russia #Ucrânia

 

Meios de comunicação na Venezuela e as eleições.

Acompanhando as eleições do próximo dia 23 de novembro, na Venezuela, que vão indicar novos governadores e prefeitos naquele país, li no El-Carabobeno que numa reunião geral, representantes de diversos meios de comunicação vão acatar a decisão do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), espécie de TRE venezuelano, sobre a divulgação dos resultados. Ou seja, a imprensa não vai poder emitir informações ou divulgar projeções antes dos boletins oficiais do CNE que darão os resultados das escolhas dos 17 milhões de eleitores venezuelanos. A reunião pareceu marcar um ponto de equilíbrio entre diferentes interesses comerciais, políticos e informacionais que sempre estão presentes nas eleições de qualquer país. Muito diferente do tom ameaçador, censor e autoritário com que o Coronel Hugo Chávez, atual mandatário venezuelano, fez ao longo da semana contra a imprensa. Um tom intimidatório que foi condenado pela Associação Internacional de Radiodifusão (leia nota oficial, disponível no site da Globovis

Entre a ORDEM e a DESORDEM.

Para vivermos em sociedade devemos seguir um mínimo de ordem e de regras.  Abrimos mãos de parte das nossas liberdades em prol das liberdades alheias em um permanente convívio de equilíbrios e negociações diárias. Seja na microfísica do poder de nossas relações sociais, quanto na esfera nacional enquanto país, povo, nação. A sensação da ordem é um sintoma de nossas rotinas cujos benefícios  são gigantescos, mas que nos recalcam e nos fazem sofrer uma vez que  precisamos, sob o império da Lei, seguir e atender a tal ordem legislativa e dessa forma controlar nossos impulsos  - desde os mais bestiais até o aparentemente mais inofensivo. Contradição cruel, dolorosa, mas necessária. Pelo outro lado, ao não seguirmos qualquer ordem geramos sentimentos incontroláveis e conflitantes muito mais severos para nossa saúde e nossa psiquê. Em grupos, por resposta ao caos diário e a insegurança cotidiana, onde o homem lobo do homem solta as amarras de seus impulsos, esse sentimento de impotênc