
A palavra COMPROMISSO tem sido bastante utilizada para costurar, de certa forma, as respostas às perguntas acima.
A comunicação pode ajudar bastante na construção do engajamento da equipe, com o cumprimento da promessa representada pela marca. Mas o que vai funcionar de verdade para que o tal compromisso aconteça é a gestão ser a prática do discurso. O walk the talk é o pilar mestre da coisa toda. E as ações da liderança serão os exemplos que vão garantir a coerência entre o que se prega e o que se faz.
Fora isso, a comunicação será como uma embalagem linda, ricamente adornada, esteticamente perfeita, mas com um conteúdo vazio. A promessa só será cumprida quando os valores éticos estiverem sustentando os valores estéticos.
Escrevi este post pensando no McDonalds que está apoiando as Olimpíadas na China, cujo governo tem perseguido e oprimido o povo tibetano. Além disso, o Governo Chinês não permite a liberdade de expressão e a própria China é considerada campeã mundial em número de presos políticos, não permitindo qualquer liberdade de expressão por parte de seus cidadãos.
No site: http://www.amomuitotudoisso.com.br/ nós podemos ler, como valores da empresa, dois pontos totalmente contraditórios com o apoio da rede de fast food às Olimpíadas de Pequim, promovidas por um governo ditatorial. Estão lá: "Conviver de forma positiva com a diversidade de opiniões" e "Promover atitudes que reforcem a consciência e a prática da cidadania, dentro e fora da empresa".
Comentários