Pular para o conteúdo principal

Compromisso e coerência.

Como você, profissional, está cumprindo a promessa da marca da empresa na qual trabalha e que você representa? Você, profissional, acredita na promessa da empresa na qual você trabalha?


A palavra COMPROMISSO tem sido bastante utilizada para costurar, de certa forma, as respostas às perguntas acima.

A comunicação pode ajudar bastante na construção do engajamento da equipe, com o cumprimento da promessa representada pela marca. Mas o que vai funcionar de verdade para que o tal compromisso aconteça é a gestão ser a prática do discurso. O walk the talk é o pilar mestre da coisa toda. E as ações da liderança serão os exemplos que vão garantir a coerência entre o que se prega e o que se faz.

Fora isso, a comunicação será como uma embalagem linda, ricamente adornada, esteticamente perfeita, mas com um conteúdo vazio. A promessa só será cumprida quando os valores éticos estiverem sustentando os valores estéticos.

Escrevi este post pensando no McDonalds que está apoiando as Olimpíadas na China, cujo governo tem perseguido e oprimido o povo tibetano. Além disso, o Governo Chinês não permite a liberdade de expressão e a própria China é considerada campeã mundial em número de presos políticos, não permitindo qualquer liberdade de expressão por parte de seus cidadãos.

No site: http://www.amomuitotudoisso.com.br/ nós podemos ler, como valores da empresa, dois pontos totalmente contraditórios com o apoio da rede de fast food às Olimpíadas de Pequim, promovidas por um governo ditatorial. Estão lá: "Conviver de forma positiva com a diversidade de opiniões" e "Promover atitudes que reforcem a consciência e a prática da cidadania, dentro e fora da empresa".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Relações Governamentais.

  As empresas precisarão cada vez mais de comunicadores preparados para navegar nas ondas e tempestades das relações governamentais. A influência dos e de poderes como o Judiciário na sociedade brasileira e consequentemente no livre mercado crescerão cada vez mais.  Entender como funcionam , como negociar e também influenciar as decisões de agentes do Estado é um enorme desafio. E claro, defender seus legítimos interesses de forma legítima será, no meu entender, fundamental para a longevidade do negócio.

Mulheres na campanha política.

Trazendo aqui trecho bastante interessante sobre a participação de mulheres na campanha de Jair Bolsonaro.  O trecho é da Gazeta do Povo Confira. Perfis complementares de Michelle e Damares animam QG de Bolsonaro A primeira-dama e a ex-ministra carregam consigo perfis complementares ao de Bolsonaro. Sob o ponto de vista do marketing político e eleitoral, coordenadores da campanha entendem que as duas conferem um apelo significativo na busca de votos para o presidente. Michelle tem um perfil que se contrapõe ao de Bolsonaro, mas, de certa forma, ainda é complementar, analisam marqueteiros da campanha. Enquanto coordenadores eleitorais avaliam que o presidente carrega habitualmente um tom "bélico" e "duro" em suas falas, a primeira-dama traz à campanha um toque de "doçura", principalmente pela associação a seu trabalho voluntário com crianças com deficiência. "Todo presidente 'macho' tem mulher doce, delicada, e isso agrada muitos brasileiros, s...

Antony Cyril Sutton - Historiador

  ] “O argumento que permeia todos os meus livros: nos altos escalões, não há diferença entre um grande capitalista e um grande comunista — eles estão entrelaçados.”   Antony Sutton