Pular para o conteúdo principal

Imagens que falam.


Demorei um pouco para colocar este post no ar, mas valeu a espera: a capa da Folha de São Paulo de 2 de dezembro passado é um primor jornalístico. Manchete e imagem se integram e reforçam não somente a mensagem principal (os EUA estão em recessão), mas vão além.

A escolha da foto de Obam e Hilary deixando a coletiva de imprensa com um fundo escuro à frente é um primor do fotojornalismo. Os dois, juntos, têm pela frente um quadro negro, uma realidade difícil...talvez um túnel onde até agora não haja luz no final.

Parabéns aos editores!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As vidraças são nossas - 4

Grandes obras, muito dinheiro, políticos fanfarrões e lobby pesado para ver quem substituiu quem numa revisão (ou cancelamento) de contratos é o pano de fundo de um verdadeiro ataque à certas empreiteiras brasileiras que operam em países vizinhos ao nosso. O Equador já havia expulsado a Odebrecht e agora é a Bolívia (que já tinha ocupado militarmente a Petrobrás) que está dando um ultimato à construtora Queiroz Galvão. O governo boliviano exige que a empresa apresente uma proposta técnica para a conclusão de um estrada que segundo parecer técnico possui falhas de estrutura na obra. Convido você leitor(a) a ficar atento(a) e aguardar o próximo lance desse xadrez latino-americano porque as vidraças, agora, são nossas. As pedras estão voando para cima das marcas Made in Brazil.

Arte x Opressão.

O artista é um iluminado que canaliza sentimentos e intuições oprimidas pelo cotidiano, de forma a nos deslocar do lugar comum e do automatismo de nossas rotinas (ou retinas). Através das expressões artísticas, o cidadão vítima da burocracia do Estado, das circunstâncias sociais e da soberba dos poderosos pode se (re) conhecer como um ser-humano único e original. Pode enxergar a realidade através de outras lentes e assim questionar toda sorte de injustiças e mazelas que aparentemente são naturais, mas que na verdade são resultados de processos históricos, políticos e econômicos - que na maioria das vezes muitos de nós sequer compreendemos. Na China, economicamente pujante dos dias de hoje, admirada como "cliente", que hipnotiza empresas e governos do mundo ávidos para participar do seu crescimento sem se importar se o partido único que controla os chineses, carrega na esteira das benesses do consumo e da industrialização acelerada, questões como o totalitarismo pol...

Texto de Renato Manzano: A República das Ratazanas.

Publicado no site da ABERJE, o texto "A República das Ratazanas" é um manifesto pelo ética, em prol da justiça social, da Democracia e da República. Transcrevo aqui um trecho e convido a todos a visitarem o site da ABERJE (www.aberje.com.br), na área de colunistas e artigos, para lerem na íntegra essa necessária reflexão à consciência cívica feita por Renato Manzano, consultor de empresas de quem me orgulho ser amigo. Trecho: É preciso acabar com a corrupção endêmica no Brasil se quisermos de fato viver e criar os nossos filhos em um país justo, democrático e verdadeiramente desenvolvido. A corrupção é o carcinoma da sociedade. Ela anula as competências, atravanca a competitividade, atrasa o progresso, destrói as finanças e arrasa a confiança nas instituições públicas e privadas. A ação deletéria da corrupção reduz as proteínas da merenda escolar, impede rendimentos dignos aos aposentados e rareia medicamentos e tratamento adequado aos doentes dos hospitais públicos, muitas v...