Pular para o conteúdo principal

Protesto digital.


Impossível não escrever sobre a conturbada eleição no Irã e a onda de repressão que se abateu sobre a imprensa e sobre os manifestantes nas ruas da capital, Teerã. Os protestos ganharam o mundo num "ativismo político digital" nunca visto (sim, a campanha presidencial do Obama foi pr lá de digital, mas neste caso foi diferente).

Vídeos feitos com celulares, postagens de notícias pelo twitter e disseminação de imagens pelo You Tube estão fazendo destes protestos uma resistência digital nunca vista. A liberdade de expressão saiu das ruas e ganhou enorme impacto via internet -ou foi o contrário? Com ela, e peço desculpas pela minha ignorância, constatei que o Irã possui uma classe média ocidentalizada, conectada e aberta ao mundo, com estudantes defendendo a livre expressão de idéias e mulheres defendendo seu direito de não se submeter a um pensamento único. Pensamento e doutrina que prega, entre outros obscurantismos, a proibição das mulheres cantarem em locais públicos e do jeito que são os políticos (os daqui e os de lá), possivelmente, defenderá a queima de livros com idéias diferentes ou "perigosas". Já vimos filmes assim antes na história das ditaduras.

O Afeganistão, por exemplo, já passou por algo semelhante e hoje vive à sombra dos extremismos. E se você, leitor (a) quiser conhecer mais sobre o Afeganistão recomendo: "Forsaken Afghan Women" da fotógrafa Lana Slezic (busque em www.powerhousebooks.com).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mulheres na campanha política.

Trazendo aqui trecho bastante interessante sobre a participação de mulheres na campanha de Jair Bolsonaro.  O trecho é da Gazeta do Povo Confira. Perfis complementares de Michelle e Damares animam QG de Bolsonaro A primeira-dama e a ex-ministra carregam consigo perfis complementares ao de Bolsonaro. Sob o ponto de vista do marketing político e eleitoral, coordenadores da campanha entendem que as duas conferem um apelo significativo na busca de votos para o presidente. Michelle tem um perfil que se contrapõe ao de Bolsonaro, mas, de certa forma, ainda é complementar, analisam marqueteiros da campanha. Enquanto coordenadores eleitorais avaliam que o presidente carrega habitualmente um tom "bélico" e "duro" em suas falas, a primeira-dama traz à campanha um toque de "doçura", principalmente pela associação a seu trabalho voluntário com crianças com deficiência. "Todo presidente 'macho' tem mulher doce, delicada, e isso agrada muitos brasileiros, s...

Relações Governamentais.

  As empresas precisarão cada vez mais de comunicadores preparados para navegar nas ondas e tempestades das relações governamentais. A influência dos e de poderes como o Judiciário na sociedade brasileira e consequentemente no livre mercado crescerão cada vez mais.  Entender como funcionam , como negociar e também influenciar as decisões de agentes do Estado é um enorme desafio. E claro, defender seus legítimos interesses de forma legítima será, no meu entender, fundamental para a longevidade do negócio.

World leaders laugh at Donald Trump as he brags about his achievements #ENERGY